Ontem estava eu atualizando minha versão do Ubuntu de 9.04 (Jaunty Jackalope) para 9.10 (Karmic Koala), e vejo que os pacotes de idioma ficaram meio zoados, ou seja, não conseguia ligar o teclado japonês e coreano, mesmo desinstalando e reinstalando os pacotes. Então acabei meio que sem querer mudando a configuração do sistema todo para coreano, haha! E quando reiniciei, tava lá 「로그인」! 0__0 tomei um susto!

Mas o legal de tudo isso é que descobri uma coisa bem interessante: tendo o sistema operacional em coreano, o teclado é naturalmente coreano, então veio com uma funcionalidade específica MUITO ÚTIL para nós, estudantes da língua coreana.

O modo de entrada Hangul possui 3 formas diferentes:

  • hangul normal, que é aquele esquema de tecladinho que eu havia postado aqui
  • han2, que é um esquiminha um pouco diferente do hangul normal, pois consegue sobrescrever as letrinhas e fazer batchins duplos facilmente (ainda não fucei o suficiente pra ver se é tão diferente assim do hangul normal);
  • e, finalmente, o romaja, que é um método de escrita baseado no teclado romano! Ou seja, se vc digitar MARA vai aparecer 마라! Uhuuuu! :D isso mudou minha vida, hahaha!
Justo agora que ja tinha me habituado ao esqueminha das teclas… mas tudo bem ^^.

Alguns prints do meu sistema operacional em coreano:

Legalzinho, né? :)