Palavrinha maldita que combinou muito com o dia de hoje.


교통체증
kyo.thong.che.jeung
[Congestionamento, trânsito]

Sabe aqueles dias que você tem certeza de que não deveria ter saído da cama? Pois é, meu dia foi assim hoje.

(1) 오늘은 산파울로의 교통 체증이 무서웠다!
Hoje, o trânsito de São Paulo estava terrível!

(2) 교통 체증이 많이 있었기 때문에, 저 긴장했다!
Como havia muito congestionamento, fiquei nervosa!

(3) 오늘은 교통 체증이 143킬로미터 닿았어.
Hoje o trânsito atingiu 143 quilômetros.

(4) 전체, 교통 체증에서 5시간 정도 지났어. 운전 때문에 다리가 아프고 있었어!
No total, passei 5 horas no congestionamento. Minhas pernas estavam doendo de dirigir.

Ouça o áudio aqui:


Vocabulário:

오늘 – hoje
산파울로 – São Paulo, acompanhado da partícula 의 -> de São Paulo
무서웠다 – estava terrível (passado de 무서운 – terrível)
많이 – muito
~기 때문에 ou 때문에 – expressão de oração coordenada explicativa: como, porque, por causa de
긴장했다 – passado de 긴장하다 (estar/ser nervoso)
킬로미터 – quilômetro
닿았어 – passado de 닿다 (alcançar)
전체 – total
~에서 – partícula de locativo em que ocorre uma ação
5시간 – 5 horas
정도 – aproximadamente
지났어 – passado de 지나다 (passar, spend)
운전 – direção (o ato de dirigir)
다리 – perna
아프고 있었어 – estava doendo (verbo 아프다, doer)


Todas essas frases são verdadeiras. Somando-se ao fato de que, por causa do 교통 체증 não consegui fazer praticamente nada do que estava planejando hoje! Tudo por causa de “algumas” horas que perdi no meio do 교통 체증 da Paulista e da Marginal Pinheiros. Só para fazer um desvio da Avenida Paulista, qu estava bloqueada por causa da bendita manifestação que ocupou a avenida INTEIRA, levei praticamente 1 hora.

Passeata idiota dos professores na Paulista… e isso porque ainda pretendo virar professora. >_< Manifestação social é algo que até compreendo e incentivo, de certa forma, mas há certas coisas que não funcionam. Não mesmo. Afinal, qual o objetivo da manifestação? Atrapalhar e acabar com a tarde de centenas de pessoas que querem passar por uma avenida do porte da Paulista ou divulgar as ideias e ideais de uma organização (seja lá o que for de organizado nisso…) e reivindicar seus direitos, fazendo as pessoas se interessarem? Tudo bem, é os dois juntos: atrapalhar para chamar atenção para algo “menor” mas de muita importância, sim. Até aí, beleza. Mas e os resultados? E as consequências? Fazendo o balanço de tudo, não tenho dúvidas de que o resultado é negativo. A manifestação terá valido a pena? Conseguiu-se resultados positivos de acordo com o proposto? Ou somente obtiveram prejuízos causados pelo trânsito e, consequentemente, atrasos de diversas coisas que dependiam de tempo para serem resolvidos naquele dia? Sinceramente, passeata em que mais se prejudica do que ajuda, não ganha pontos. A imagem de “passeata de professor” eternamente será vista como estorvo social. Não só de professor, mas qualquer uma que envolva o ponto fraco da cidade de São Paulo, que é o trânsito. No meio de tanta bagunça, e se de repente tem alguém correndo risco de perder a vida e precisa chegar logo ao hospital? Ou se tem uma mulher em trabalho de parto? Mesmo que esteja numa ambulância, que sai passando por cima de todo mundo, é bem pouco provável que consiga chegar rápido, com a galera toda espalhada na rua com seus respectivos carros. E aí??


“No fim a gente acostuma.”
“Fazer o quê?”
“Vamos levando.”
“É culpa do prefeito!”
“É só chover que o trânsito pára.”

Poxa, quantas vezes já ouvi isso? Pegando busão, metrô, carro, táxi, trem… Dividimos as pistas com carros, ônibus, caminhões, motos, carroceiros, bicicletas e até skatistas! Cada um em sua latinha colorida pra lá e pra cá…

O cara compra um Subaru do último ano, perfeito pra correr, mas não passa da 3a marcha andando em SP. De que é que adianta, filho?! Compra um celtinha que tá no lucro, já que é pra bater e ser batido nessa loucura.

Vou andar só de busão e metrô mesmo, em SP. Carro, só fim de semana.

ㅁㅁㅁ